sábado, 6 de setembro de 2008

Temperos

Ter temperos frescos para cozinhar é uma delícia. Imagine um manjericão fresquinho para colocar no molho do macarrão.
Eu tentei por 3 vezes cultivá-los em casa. Da primeira vez plantei sementes: orégano, manjericão e hortelã. É legal ver crescer, mas demora muito. Outro ponto importante: precisam de regas diárias. Por conta disso, nas minhas últimas férias, morreu quase tudo.
Da segunda vez optei por comprar mudas no CEAGESP: manjericão, hortelã e orégano. Plantei-as em vasos e ao invés da varanda, coloquei-os na lavanderia perto da janela. Encheu de pulgão!
Mas eu não desisti. Comprei vasinhos de manjericão e alecrim no Cobasi, deixei-os na janela da lavanderia. Rego sempre que as folhas dão sinal de murcharem, ou seja, no máximo dia sim dia não. E eles estão bem!!! O manjericão está até com flores!
Fim de semana passado meu marido usou folhas de manjericão para fazer um risoto de ervas e eu usei alecrim para fazer pão. Tudo uma delícia!


A receita do pão de alecrim peguei no site do Panelinha. Como algumas pessoas me pediram a receita, aí vai:

Pão integral com alecrim

Ingredientes
2 ramos de alecrim
1 xícara (chá) de água morna
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
10 g de fermento seco para pão
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
óleo de canola para untar
sal a gosto

Modo de preparo
Desfolhe um dos ramos de alecrim e reserve.
Numa panelinha, coloque a água e o ramo inteiro de alecrim. Leve ao fogo médio e, quando ferver, desligue.
Numa tigela grande misture bem as farinhas e o fermento. Faça um buraco no centro, acrescente a água morna, o azeite e o sal. Trabalhe a massa do centro para fora, incorporando os ingredientes até formar uma bola.
Sobre uma superfície enfarinhada, sove a massa por 10 minutos até ficar lisa e elástica. Faça uma bola com a massa.
Unte o fundo de uma tigela grande com azeite. Coloque a messa e pincele-a com um pouco de azeite. Cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Transfira a massa crescida para uma superfície enfarinhada e aplaine com os dedos. Salpique com as folhas de alecrim. Dobre a massa e sove-a até que as folhas estejam uniformemente distribuídas. Modele o pão em formato ovalado com cerca de 25 x 10 cm.
Unte uma assadeira grande com óleo. Transfira a massa para a assadeira e faça cortes superficiais no sentido da largura do pão. Pincele com o azeite restante, cubra e deixe crescer por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
Pincele o pão com mais azeite e leve ao forno para assar por cerca de 35 minutos ou até que esteja dourado. Para verificar se está assado, bata na parte de baixo do pão (como se estivesse batendo em uma porta) e observe se produz um som oco. Caso contrário, deixe assar mais um pouquinho. Quando pronto, coloque o pão sobre uma grade e deixe esfriar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!