segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O nome é Asclepias physocarpa

Consegui descobrir o nome da planta do post anterior. Já tinha feito uma busca na net, mas não apareceu nada de interessante; tentei de novo agora e ela se chama Asclepias physocarpa, conhecida popularmente como flor-borboleta, paina-de-seda, paineirinha, saco de bode ou saco de velho.
É um arbusto perene, originário da África do Sul e essas bolinhas curiosas e divertidas são o fruto dessa planta. Por isso que depois de algum tempo eles abriram e mostraram as sementes. Acredito que se tivesse esperado mais, teria visto a paina sedosa. Mas achei que já estavam feias para manter na sala e joguei fora.
As flores são pequenas e brancas (tinha um box na CEAGESP que vendia o galho inteiro com folhas e flores) e surgem na primavera e no verão.
Eu não sabia, mas li que a utilização paisagística da flor-borboleta é ampla, podendo ser plantada isolada ou em grupos. Com certeza deve ser um atrativo no jardim por conta da sua forma.
Devem ser cultivadas a pleno sol em solo fértil enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Pode ser cultivada em todo o país, tolerando o frio. Multiplica-se por sementes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!