quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Não abandone as orquídeas

Muitas pessoas acham que a orquídea dá flor uma vez na vida e que depois que a florada acaba, as jogam fora. Também tem empresas que as usam em sua decoração e depois que as flores se vão, trocam por outra. Mas a orquídea, fiquem sabendo, floresce muitas vezes. Normalmente a floração acontece uma vez por ano. Algumas espécies se bem cuidadas podem florescer mais de uma vez no ano e ainda há aquelas que por sua natureza florescem o ano todo.

Já li sobre pessoas, aqui, aqui e aqui que fazem um trabalho muito legal de pegar orquídeas que são jogadas fora e as prendem nas árvores de sua rua ou bairro. Mas ainda não tinha visto. Descobri uma rua no meu bairro onde há muitas árvores com orquídeas e sempre há várias floridas, como registrei esse fim de semana.

Outro ponto, algumas pessoas pensam que a orquídea suga a seiva da árvore se apoiarmos nela. Isso não é verdade. A orquídea é uma planta epífita, ou seja, ela usa a árvore apenas de apoio, não se alimenta dela. Nesse site você pode aprender como fazer.
Não vamos jogar fora essas maravilhas da natureza. Se você não tem espaço para cultivar em casa, prenda-a numa árvore em frente a sua casa.

3 comentários:

  1. Essa é uma iniciativa ótima. Colocar as orquídeas nas árvores é algo que deveríamos fazer mesmo, afinal o nosso país e um dos que possui maior diversidades de espécies de orquídeas no mundo. Mas é interessante pesquisar um pouco antes pra fazer da forma correta e tentar usar as plantas mais adaptáveis à região. Legal.

    ResponderExcluir
  2. Oi Tatiana,
    que bom que em SP também já estão usando esta prática,como no Rio e devem ter vários lugares por aí.
    Isso é ótimo porque as cidades ficam belas e floridas.
    Eu trabalho com paisagismo no Rio há 30 anos e agora estou também com escritório em SP. Mais ainda não havia visto por aqui.
    Gostei da sua notícia.

    ResponderExcluir
  3. otima ideia de colocar as orquideas encontradas nas arvores, vai embelezar muito o local.

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!