quinta-feira, 10 de junho de 2010

Lírio-aranha

Lá no México, antes de irmos embora, fomos visitar as pirâmides de Chichén-Itza. Na verdade é uma cidade Maya que fica no meio da floresta e é incrível, conservada e com várias partes sendo restauradas (acho que vou fazer um blog para falar das minhas viagens... será que seria legal?). Então, mas voltando ao assunto desse blog: na entrada do "parque", tem um hotel e logo na entrada essa plantinha aí embaixo me chamou a atenção, principalmente pela flor, pois não me lembro de tê-la visto antes.


Fotografei é claro e pensei, depois vou pesquisar para saber do que se trata, já que nosso guia Durán não sabia o nome da plantinha. E aí chegando em casa, fui direto no meu Harri Lorenzi. Apesar de ter mais de 1000 páginas de plantas ornamentais, comecei a folhear página por página para ver se a achava. E tchã!!! Logo na página 154, lá estava ela. Trata-se do lírio-aranha (Hymenocallis caribaea), que como diz o nome científico é originária do Caribe, mais especificamente das Antilhas.

Nunca a vi por aqui, mas no livro, na página ao lado há a espécie Hymenocallis littoralis que também tem o nome popular de lírio-aranha e é muito parecida com essa da foto. É originária de todo litoral da América do Sul, inclusive o Brasil. É uma herbácea, entouceirada, de 40 a 60 cm de altura, que pode ser cultivada isolada ou em grupos, a meia-sombra. As flores aparecem no verão e são perfumadas.
Adoro descobrir novas espécies que nunca vi antes! E ela parece uma aranha mesmo, né? Só que bem mais bonita, grande e branca.

4 comentários:

  1. Muito interessante!!Amei..linda e diferente!!Vc não trouxe uma mudinha, não????Ou bulbo?

    ResponderExcluir
  2. Linda, Tati!
    Se achar por aqui, me avisa!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Monique, pode não... se a polícia pega...
    Nunca vi, mas a brasileira irmã dessa daí deve em algum lugar para vender. Será que não? Preciso ir à CEAGESP investigar...

    ResponderExcluir
  4. Poxa já deve fazer um tempão que vc viu esta flor, estava tentando achar o nome desta planta, pois tenho em meu jardim e não sabia qual era o nome científico(que bom agora saber!), pois eu já sabia que se tratava de um lírio. Eu moro em Pernambuco e acho estranho como ela veio de desenvolver em meu jardim, ela é muito bonita mesmo!

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!