quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Flor da semana: Agapanto

Sabe que a primavera sumiu de repente aqui de casa e não sobrou uma florzinha sequer. E esse tempo que anda nublado e esquisito me deprime. Tava faltando cor e vida por aqui...
Há alguns dias estava atrás de flores de corte para colocar na sala. Não queria um vaso, queria hastes... rs
Mas estava difícil de achar, perdi a feira da CEAGESP na sexta. E quando estava indo para o caixa lá no Garden com minhas margaridinhas, dei de cara com o que tanto procurava. E entre rosas, astromélias e algumas outras, escolhi o agapanto (Agapanthus africanus).
Com hastes longas, coloquei no meu vaso mais alto. Mesmo assim tive que cortar um pouco. Algumas hastes cortei mais, a fim de preencher o vazio que ficaria embaixo. Na mesa da sala de jantar com a toalha nova que mamis fez pra mim. Lindo, não?


Então, o agapanto é uma herbácea que floresce na primavera e verão e pode atingir até 60 cm. Suas flores, que formam buquezinhos, podem ser brancas ou roxas-lilás conforme a variedade. Mesmo sem flores, sua folhagem é muito bonita. Agora, estão todos floridos e há vários maciços pela cidade que encantam meus olhos.
Se você tiver espaço no seu jardim ou um canteiro, ele é ótimo. Mas, deve ser cultivado a sol pleno, com regas regulares. Aqui você pode ler um pouquinho sobre sua origem.

5 comentários:

  1. Olá, estou visitando seu blog pra te conhecer melhor. Virei seguidora!
    Peguei seu link no grupo do Amigo Secreto.
    Estou por lá também!
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. São lindas, aqui em Portugal vêm-se muito, mas na zona onde vivo não tem clima para elas :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Vou me casar em novembro e gostaria de fazer minha decoração da festa de casamento utilizando agapantos e rosas.
    Porém nunca vi agapantos em decorações de festas e não tenho a mínima idéia de como ficaria um enfeite de mesa com estas flores.
    As vezes penso que o agapanto pode "fazer perder o glamour de uma festa à noite" e nem se combiná-los com rosas seria a melhor opção.
    Você acha que eu deveria utilizar o agapanto ou trocar por outra flor?
    Muito obrigada pela atenção,
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Oi Eliza!
    Confesso que também nunca vi agapantos em festas, mas acho que buquês dele com rosas pode dar um visual legal. Procure se informar com floristas e com quem for fazer a decoração de sua festa.
    Acho que o mais importante é você gostar do visual, mas também precisa ver se a época que você casar será de florada da espécie, pois senão fica difícil achar a flor e o custo sobe muito.
    O ideal é pesquisar muito e ver o que gosta.
    Abraços
    Tatiana

    ResponderExcluir

Adoro quando você participa do blog.
Tento responder a todos. Se deixar e-mail, respondo por e-mail. Senão, respondo aqui nas postagens mesmo.
Beijo e obrigada!